Seguidores

quarta-feira, novembro 23, 2005

O leite


O leite é mais um dos cavalos de batalha com as nossa crianças.
Sistematicamente, na escola alguns alunos teimam em dizer que :
" Não gosto de leite branco" quer dizer leite sem chocolate.
Um destes dias, já cansada da mesma conversa, disse a um grupo de alunos do 4º ano que o leite simples era muito importante para a aprendizagem e que quem bebia leite simples tinha menos dificuldade em aprender matemática. Ninguém contestou esta minha afirmação e tomaram-na em consideração. Não sei se foi só para agradar , mas a verdade é que logo a seguir mudaram de opinão e todos acabaram por beber leite. Isto porque antes do intervalo tinham estado a trabalhar contéudos de matemática e sentiram alguma dificuldade.
Em seguida estivemos a observar as caixas de leite, a ver a informação nutricional e foram identificados alguns minerais como o cálcio e o fósforo que eles associaram às fracturas dos ossos e ao fortelecimento dos dentes, numa conversa de intervalo.
Talvez a minha provocação não tenha sido uma boa estratégia mas naquele dia resultou. Penso que não foi pelas minhas palavras sobre o efeito do leite na aprendizagem, mas sim pela forma como lhes tocou naquele momento.
A relação pedagógica passa também por termos com as criançass espaços de diálogo e troca de opiniões e que são oportunidades de aprendizagens para ambas as partes, como comer, saborear e sentir.

terça-feira, novembro 01, 2005

As frutas


Ai as frutas, são tantas e tão saborosas que nos enchem a alma.
Todas elas são composta por uma grande quantidade de água, sais minerais, vitaminas e açucares que nos deliciam.
O facto de algumas frutas como os citrinos serem tão ricas em vitamina C, leva a que as laranjas, tangerinas, clementinas e tangeras, sejam tão procuradas no Inverno, para prevenir gripes e constipações.
De facto a natureza tem destas coisas!